Porto e Douro

Vinha Grande de um Grande Douro

By rolhas-
vinha-grande

Seguindo o lema da Casa FerreirinhaEm cada vinho uma história”, a história que temos para vos contar hoje é muito simples. Apareceu em cima da mesa sem que ninguém desse conta, respirou e em menos de nada, a garrafa estava vazia! Não sabemos ao certo o que aconteceu ao Vinha Grande tinto 2013 mas, não temos a menor dúvida que se trata de um vinho pronto para responder às exigências de uma mesa portuguesa, com certeza.

Degrau a degrau lá vamos conhecendo os vinhos da Casa Ferreirinha e um dia lá chegaremos ao Barca Velha…ou talvez não! Para já tivemos o prazer de conhecer este Vinha Grande da colheita de 2013, um vinho tinto, clássico e intenso, de carácter bem marcado que reflecte toda a riqueza e qualidade da sub-região que lhe dá origem, o Cima-Corgo no Douro. Um vinho da responsabilidade do enólogo Luís Sottomayor.

O blend que lhe dá alma e corpo (Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Roriz), confere a este vinho uma estrutura bastante interessante e uma complexidade agradável de descodificar ao longo da prova. A sua essência está no equilíbrio entre os aromas a fruta vermelha madura e o ligeiro toque a madeira que apresenta entre notas. Quem o provar talvez isto passe completamente ao lado mas vale a pena provar com calma e dar tempo ao vinho de expressar tudo o que guarda.

O seu final é longo e persistente ou não estivéssemos nós a falar de um vinho duriense de alma e coração. Versátil é um vinho que merece uma boa companhia seja ela, um queijo picante ou um bom estufado. No nosso caso, não foi uma coisa nem outra, foi a solo e a terminar um belo repasto mas valeu cada gota até ao último segundo.

Nota ainda para o potencial de guarda que apresenta, segundo a informação da garrafa, entre 10 a 15 anos nas condições ideais.

Sugestão de preço – Garrafeira Tio Pepe – € 10,90

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *