Um ‘Vinha da Ervideira’ que elas aprovaram…

Desta vez os homens nada têm a ver com os comentários que se seguem. A prova deste Vinha D’Ervideira Colheita Seleccionada branco 2015 é de exclusiva e inteira responsabilidade da equipa feminina do Rolhas e Retratos. Conversa para aqui, conversa para acolá e enquanto o “diabo esfrega o olho” deram conta de um Vinha D’Ervideira branco que não ficou para contar a história. Ficam as memórias de uma proposta da Adega Ervideira que não desilude.

Fresco e com uma estrutura interessante, não é de todo um “branco de Inverno” intenso e complexo, talvez por isso seja uma excelente sugestão para quando os termómetros começarem a subir. Ainda assim portou-se muito bem e para quem aprecia vinhos frutados, este Vinha D’Ervideira prima pelas suas notas a frutos tropicais, e pela mineralidade que apresenta ao longo da prova.

É através de um blend bem desenhado entre 4 castas (Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Alvarinho) que Nelson Rolo, enólogo da Ervideira, consegue apresentar um vinho branco descomplicado e despretensioso, que irá agradar sobretudo ao público feminino. Um dos pontos a favor deste Vinha D’Ervideira branco é o equilíbrio que apresenta em termos de acidez e persistência, um factor que o torna uma excelente sugestão para acompanhar peixe grelhado ou marisco.

E foi em amena cavaqueira que o fundo da garrafa ficou visível aos olhos de tão ilustre painel de provadoras, deixando uma nota positiva a todas elas.

 De recordar que este Vinha D’Ervideira é um parente próximo daquele que foi o nosso primeiro vinho em prova aqui no Rolhas e Retratos, o Conde D’Ervideira branco Reserva. Um vinho de topo da Adega da Ervideira com um perfil bastante distinto desta proposta agora apresentada e que deixou saudades a todos.

O Vinha D’Ervideira Colheita Seleccionada branco 2015 poderá ser adquirido na loja do produtor por €6.

 

rolhas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *