Alentejo

Aquele Syrah sempre Pontual…

By rolhas-
um-syrah-sempre-pontual
Quando se trata de comer e beber, manda a pontualidade alentejana chegar à hora marcada a qualquer mesa, portuguesa com certeza. O processo é simples e eficaz, chegam os enchidos, salta a rolha, erguem-se os copos e brindamos ao que nos faz mais felizes. Damos tempo ao tempo para dar as boas-vindas ao convidado de honra e descobrimos um Pontual Syrah 2014. Um vinho regional alentejano, mais concretamente do Alandroal, desenhado por Paolo Nigra que consegue mostrar aqui o potencial dos Syrah alentejanos.

As tradições foram criadas para se manterem vivas e se o sotaque já lá vai há uns bons anos, as mãos não perderam o jeito para transformar aquelas costeletas de borrego panadas num repasto de outrora. Sabores que nos transportam para um Alentejo profundo e digno de registo que deve ser acompanhado por um vinho a condizer. As opções não deixavam dúvidas, Alentejo com Alentejo dá? Um Pontual Syrah 2014.

Sempre ouvi dizer que a pressa é inimiga da perfeição e talvez a primeira impressão, não muito favorável, tenha surgido desse pormenor. Fechada e com alguma adstringência inicial, esta colheita conseguiu mostrar ao longo da refeição uma evolução muito interessante que merece, desde já, uma nota de destaque. Seja pela exuberância da casta que lhe dá o nome, seja pela sua estrutura, o Pontual Syrah é um vinho potente, muito aromático e com um final persistente. Sem entrar em grandes pormenores este é um vinho para se ir “comendo e bebendo”.

Garfada seguida de garfada e lá fomos chegando ao fundo deste Pontual Syrah. Um vinho que acabou por se tornar uma extensão de toda a refeição, tornando-a ainda mais agradável. Se no início me assustou um pouco, o final acabou por me convencer que estamos perante um bom monocasta e uma boa aposta para acompanhar a dita ‘comida de conforto’.

Uma sugestão abaixo dos 8€ que promete agradar aos amantes dos Syrah nacionais.

Um agradecimento especial à Pontual Wines.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *