Se falamos de Alvarinho temos que obrigatoriamente falar da Soalheiro, a primeira marca de Alvarinho de Melgaço que ao longo da sua existência tem elevado o nome de Portugal e dos nossos vinhos além fronteiras.
A família Soalheiro tem vindo a crescer ano após ano e hoje damos a conhecer as suas duas novas propostas, o Soalheiro Granit e o Terramatter 2015, dois vinhos de excelência com olhos postos no futuro da Soalheiro.
O Granit é um Alvarinho que sai de uma seleção específica de vinhas plantadas acima dos 150 metros de altitude, revelando a mineralidade que relaciona o solo de origem granítica do ‘terroir’ de Monção e Melgaço e da casta Alvarinho. A fermentação ocorre em cubas de inox a uma temperatura mais elevada que a usual em vinhos brancos, mostrando um aroma elegante e mais mineral, com um final seco e persistente.
O Terramatter 2015 é um Soalheiro no mínimo diferente de todos os outros, é um vinho biológico e que pode ser interpretado como um regresso às origens e que poderá ser, simultaneamente, um olhar para o futuro dos Alvarinho. O Terramatter é um vinho produzido a partir de uvas biológicas retiradas das vinhas certificadas da Quinta do Soalheiro, consideradas uma mais-valia para a biodiversidade do Terroir. É vinho que não está sujeito a filtração e com um teor alcoólico mais baixo devido à vindima mais precoce mas que mantêm uma personalidade bem vincada ao nível dos aromas.
Leave A Comment