Porto e Douro

O sabor vintage de Nespresso e Niepoort

By rolhas-
sabor-vintage-nespresso-niepoort

Falar de vintage, terroir e notas aromáticas remete-nos quase sempre para o mundo vínico, mas e se estivermos a falar de café? Estranho podem pensar alguns, outros tantos poderão achar curioso, nós achámos uma excelente ideia, ora vejam.

Falamos do primeiro café envelhecido da Nespresso, o Selection Vintage 2014, o qual tivemos o privilégio de conhecer em primeira mão na companhia de um grande senhor do vinho, Dirk Niepoort, que trouxe consigo dois vinhos do Porto para uma experiência sensorial única.

Mesa posta, convidados sentados e ficamos a conhecer um pouco do que aí vem. Um café único, uma edição limitada, num copo desenhado para o efeito pela Riedel e um cálice de vinho do Porto para acompanhar o momento. À partida tudo nos parece fantástico mas é aqui que os nossos sentidos são desafiados. Para quem aprecia café consegue decifrar logo pelo nariz o aroma criado pelo tempo e o primeiro contacto com o palato não deixa margem para dúvidas. É um café que não deve ser bebido mas sim apreciado!

Juntar o vinho do Porto é prolongar ainda mais o momento. O doce e as notas de fruta traduzem-se quase numa sobremesa para o final de uma refeição. O equilíbrio entre o café e o vinho do Porto torna-se cativante e podíamos estar aqui horas a descrever que só mesmo provando é que se consegue perceber o que estamos para aqui a dizer.

O café, proveniente da Colômbia e envelhecido durante 3 anos em altitude, traz consigo uma paleta de notas arábicas dignas de registo. Complexo com suaves notas amadeiradas e frutadas apresenta uma textura aveludada e o equilíbrio perfeito sem a adição de açúcar.

Para finalizar e que bela forma de fechar esta apresentação, Dirk Niepoort deu a conhecer também o seu Vintage, o Bioma Vinha Velha de 2011, um vinho do Porto como referiu feito segundo o que lhe diziam os “velhinhos” e eles não se enganam. É com toda a certeza um grande vinho do Porto, um vinho para os grandes momentos que deve ser, também ele, apreciado com tempo! Tem a cor carregada, o nariz de frutos pretos e o palato sedoso de um vintage de excelência.Bioma Niepoort

Nascido na Vinha da Pisca é o exemplo dos grandes e tradicionais Porto Vintage de 1970 que envelheciam quase 3 anos em pipas antes de rumarem a terras de Sua Majestade. Cheio de força e elegância é a companhia perfeita para um Queijo da Serra ou sobremesas com doces de ovos.

O Selection Vintage 2014 da Nespresso estará disponível em loja a partir do próximo dia 16 de Janeiro.

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *