Dão e Lafões

Quinta de Saes – InDãopendentemente de tudo

By rolhas-
quinta-saes-indaopendentemente-tudo
Saes” é a linha tradicional que mantém a imagem de tipicidade e a elegância dos vinhos do Dão, onde se encontra em cada patamar o timbre fiel de Álvaro Castro. Não teria melhor apresentação da Quinta de Saes, propriedade da Quinta da Pellada, para vos dar.

Independentemente de tudo, há algo no Dão que me seduz. Incapaz de traduzir por palavras aquilo que sinto, a única certeza que tenho é que à medida que o tempo passa e vou conhecendo os seus vinhos, a sua história e as suas gentes, mais me apaixono por esta região. No imaginário trago referências, anotações e vinhos que vou tendo o privilégio de provar, beber ou apreciar, como foi o caso deste Quinta de Saes – Estágio Prolongado 2013. Um vinho ainda jovem, mas com uma alma do caraças!

Conheci-o, pelas mãos de Maria Castro, numa das provas da Wines 9297 realizada em outubro passado, prova esta onde destaco aquele Quinta da Pellada Barragem Tinto 2013, que vinho meus amigos. E por falar em amigos, foi junto deles que tive a oportunidade de perceber um pouco melhor o Quinta de Saes – EP que vos trago hoje. Dirão alguns que devia ter esperado mais tempo, não digo que não tenham razão pois estamos perante um daqueles vinhos que irá ganhar bastante com os anos em garrafa. Infelizmente sou apologista de que são os vinhos que fazem os momentos tornarem-se especiais, portanto, lá foi ele.

A elegância que traz nos seus aromas é digna de um grande vinho, ou não estivéssemos a falar de uma referência do Dão. O nariz fino e intenso antecipa o carácter bem vincado da região que o viu nascer, mas é na boca que sentimos a firmeza da sua fruta e a acidez vibrante que nos enche o palato. O estágio prolongado de 24 meses em barricas de carvalho allier de segundo ano conferem-lhe a elegância, do princípio ao fim, a este Quinta de Saes  que é composto por um blend muito  bem trabalho entre a Touriga Nacional, o Alfrocheiro e os 70% de vinhas velhas.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *