Bairrada

Espumante Quinta dos Abibes

By rolhas-
espumante-abibes

Quando comecei esta “viagem” pelos vinhos o primeiro conselho que me deram foi que para o entender  teria de provar, provar…e continuar a provar. Paragem a paragem o palato molda-se perante aquilo a que caracterizamos de gosto pessoal, e só assim conseguimos perceber o que o vinho nos consegue proporcionar. Novato quanto ao que o espumante significa, faço-me valer por aquilo que aprendi com o curso de iniciação promovido pelo Luís e pelo que vi, e conheci no último Encontro da Bairrada. É pouco eu sei, mas vou lá chegar.

Foi precisamente na Bairrada que conheci a Quinta dos Abibes, e em especial este seu Espumante Arinto & Baga Reserva 2013 que vos trago hoje. A curiosidade foi tanta que o trouxe comigo para ter a certeza que não estava enganado em relação ao “crocante” e ao volume daquela primeira prova.

Gostei mesmo no dia em que o provei, e voltei a gostar ainda mais quando recentemente o abri num jantar de família. Intensidade, frescura e persistência final que me deram um imenso gozo ao longo de toda a refeição. Um espumante cativante pela sua musse bem estruturada, capaz de encher o palato copo a copo. Dizem que vai bem com o tradicional leitão, acredito, mas posso garantir que foi igualmente bem com um belo pargo assado. Caso para dizer, mais houvesse.

O Quinta dos Abibes Espumante Arinto & Baga Reserva 2013 apresenta igualmente uma excelente relação qualidade / preço que deverá rondar os 10€ e poderão encontrar em diversas garrafeiras.

A poucos dias da segunda edição do Bairrada@LX que se realiza este ano no TimeOut Market Lisboa, no dia 10 de março, lá terei de fazer uma nova paragem para conhecer um pouco mais desta região tão emblemática. Venham daí e aproveitem.

Outros dados:

Castas 50% Arinto e 50% Baga

Ano de colheita 2013

Teor alcoólico 12,5%

Maturação 18 meses em cave e 3 meses após Dégorgement.

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *