Alentejo

Dona Maria Grande Reserva – Puro alentejano

By rolhas-
dona-maria-grande-reserva

Altos valores se elevam quando os nossos amigos, Raquel e Tozé, deixam o aviso: quem chegar primeiro a nossa casa para o jantar tem direito a abrir uma garrafa de ‘Dona Maria Grande Reserva 2010‘. Não tivemos outra hipótese senão voar até casa deles. Claro está que fomos os primeiros a chegar, aliás, nem se colocava outro cenário à equipa do Rolhas e Retratos. Promessa cumprida, vinho aberto e copo servido de um néctar sublime com muitas e boas histórias para contar ao longo deste serão. Se a colheita 2011 foi considerada recentemente como o, Melhor Vinho do Ano pela revista Wine, a colheita de 2010 certamente que também não lhe fica nada atrás.

As vinhas velhas da Quinta do Carmo, em Estremoz, dão-lhe a alma e intensidade de um grande vinho alentejano, um vinho que mesmo a solo quase que se “mastiga”. De uma cor rubi intensa revela-se perfeito nos aromas a frutos silvestres que apresenta ao longo da prova. Equilibrado e sedoso, é uma sugestão para quem aprecia um bom vinho tinto e não está com meias medidas. A acidez que apresenta torna-o um vinho potente e ideal para acompanhar um bom serão entre amigos.

O blend que lhe dá corpo (50% Alicante Bouschet e os restantes 50% divididos entre Syrah, Petit Verdot e Touriga Nacional) confere-lhe a elegância de um vinho de topo. Um vinho trabalhado ao pormenor pelo produtor Júlio Bastos e que merece realmente o nosso destaque. Neste caso, acompanhou na perfeição enchidos e queijos, mas ficou a sensação que mesmo sem nada ia muito bem.

Vinhos que nos deixam boas sensações e ficam gravados na memória só podem ser vinhos especiais e este foi um deles e logo para começar bem o ano de 2017. Pena só termos uma garrafa, mais houvesse e seguiriam todas pelo mesmo caminho que levou este ‘Dona Maria Grande Reserva tinto 2010’ de Júlio Bastos.

PVP – Garrafeira Nacional: Dona Maria Grande Reserva tinto 2011 – € 24,90

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *