Alentejo, Dão e Lafões, Lisboa, Porto e Douro

As rolhas do Dia do Pai…

By rolhas-
dia-do-pai-no-rolhas
Com quantas rolhas se faz o Dia do Pai? Bom, deste lado ainda não temos a certeza…

Presente ou ausente a figura de Pai vai muito para além de uma data celebrativa. Há os autoritários, os carismáticos, os confidentes e parceiros de aventuras e desventuras, e os contadores de histórias. Qualquer que seja o tipo de pai a verdade é que tudo não passa de um ciclo. Se hoje aprendemos amanhã resta-nos tentar ensinar.

Ao longo da semana fomos recebendo diversas ideias e tentámos compilar tudo num único artigo. As sugestões que se seguem servem para casa do pai ou do sogro. Não facilitem porque pai é pai.

O almoço de Domingo deve começar devagarinho com o novo Soalheiro 9% Alvarinho. Um vinho segundo o produtor elegante e de teor alcoólico baixo com notas citrinas e tropicais próprias da casta. Dizem que a sua acidez é bastante interessante. Temos de provar para tirar a prova dos 9.

Seguimos com um CH by Chocapalha branco 2015. Um 100% Arinto de aroma fino e atraente, com notas cítricas e minerais que surpreende pelo seu final longo. Temos a certeza que o “velhote” vai gostar deste vinho da Região de Lisboa. Agora se o menu passar pela carne aí temos de ir para um tinto exuberante e aveludado, o ‘Quinta do Pôpa Homenagem 2011’. Intenso, volumoso e bem estruturado é um puro duriense que guarda consigo os aromas mais primários da sua vinha.

Só para terminar a refeição um ‘Quinta da Gaivosa Tawny 20 Anos’ vai sempre bem. Um vinho do Porto que segundo as notas de prova apresenta um carácter forte com notas de frutos secos, figos em calda e cereja cristalizada tornam-nos redondo e macio na boca, antevendo um final longo e elegante.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se a opção for jantar o melhor é não abusar muito porque segunda-feira é dia de trabalho. Por isso escolham, branco ou tinto? Qualquer que seja a opção o colheita tardia é a sobremesa. O ‘Quinta da Madre de Água Encruzado 2014′ é a nossa sugestão caso a vossa opção seja um branco, este é um Dão que ainda não provámos mas que poderão descobrir no Joli Wine Activist e no Táscuela. Para o tinto descemos até ao Alentejo para sugerir o ‘Herdade São Miguel Reserva 2013’ um vinho tinto de grande persistência e elegância. De cor grenat intensa, este vinho apresenta um aroma exuberante e complexo de frutos negros, segundo o produtor. Um vinho que certamente fará a diferença entre os presentes.

Para terminar calmamente o dia do Pai que tal a nova colheita tardia da Real Companhia Velha, o ‘Grandjó Late Harvest 2013’? Um vinho limpo de aroma complexo, com notas cítricas, de alperce, passas e mel. A combinação das nuances de baunilha com os aromas tostados provenientes do estágio em madeira tornam-no irresistível.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A todos os Pais um brinde!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *