O Dão do Madre de Água Encruzado

Acredito que há vinhos que nos aquecem a alma. Vinhos que nos causam sensações difíceis de descrever e talvez por isso se torne tão difícil passar para as palavras aquilo que provamos ou sentimos. Gosto mesmo desta luta e acreditem ou não esse é o propósito do Rolhas e Retratos que desta vez teve o prazer de conhecer o Madre de Água Encruzado 2014.

Para quem não percebe nada disto, frase habitual com que nos refugiamos para evitar passar por vergonhas, a casta Encruzado é uma das castas brancas típicas da região do Dão.  É uma daquelas que ultimamente mais me dá curiosidade conhecer daí a procura por estes monocastas. Há quem não aprecie vinhos brancos e confesso que com tantas promoções nas grandes superfícies seja difícil aprendermos a gostar de um bom vinho branco. Quero acreditar que isso possa mudar e o melhor exemplo até pode ser este Madre de Água Encruzado.  Encontrei-o, como já referi num outro artigo, no blog Joli Wine & Food Activist onde não só descobri o vinho como quem o produz.

O Madre de Água é um hotel rural situado a cinco minutos de Gouveia em plena Serra da Estrela que para além das dormidas inclui uma coudelaria, uma queijaria e um restaurante. Juntem agora o vinho e não é preciso mais nada. Visita ao site e lá veio um Encruzado 2014 para Lisboa. Verdade seja dita que não se fez velho por estas bandas.

Dois dedos de conversa e salta a rolha do Encruzado. Elegante e com aromas bem marcados no nariz é no palato que demonstra toda a sua frescura e estrutura num equilíbrio difícil de descrever ou decifrar. É um vinho branco intenso capaz de mostrar na perfeição as qualidades intrínsecas da casta que lhe empresta o nome. Acreditem que ficou na memória e pena tenho eu de só ter aquela garrafa porque é um daqueles vinhos para se ter sempre à mão. E uma coisa é certa se metade foi bem a solo a segunda metade acompanhou na perfeição aquela saladinha de polvo do mestre Pedro. Mais houvesse!

Gostei ou aliás gostámos mesmo e nunca é demais dar os parabéns a quem produziu tal néctar que tem uma relação qualidade-preço excelente (€4,6).

 

rolhas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *