Dão e Lafões

Onze anos de Dão – Casa da Carvalha 2006

By rolhas-
casa-da-carvalha-2006
Até onde pode ir a dita “juventude” dos vinhos?

A pergunta não é fácil quando somos confrontado com vinhos como este Casa da Carvalha da colheita de 2006. Portanto o melhor é deixar os comentários para quem anda nisto faz tempo e para as gentes que metem literalmente as mãos no vinho.

Deste lado confesso que ultimamente tenho tido a oportunidade de revisitar algumas colheitas, diria quase longínquas, que me têm ensinado bastante. O Casa da Carvalha DOC Dão tinto 2006 é um bom exemplo do que vos falo. Os anos passaram por este vinho, mais precisamente onze, mas a sua personalidade rústica continua lá bem vincada com aromas e notas que fazem o nosso palato dar aquele “pulo” de satisfação. Ganha elegância no copo à medida que o vamos esvaziando, mas é o seu final que na minha opinião o mantém vivo e com aquela persistência de um verdadeiro Dão escondido algures.

As colheitas seguintes, provadas durante o último Mercado dos Vinhos, elevam os padrões aqui encontrados, em especial a novíssima colheita de 2013, que apresenta um conjunto muito bem elaborado, mas por 5€ diria que fiquei bastante satisfeito com este 2006 e isso é o que interessa ao final das contas. 

Este Casa de Carvalha tinto 2006 à semelhança de outras referências, voou rapidamente entre copos num casamento perfeito entre amigos e boas conversas.

Vinho tinto Casa da Carvalha 2006 - Dão
Dão – Casa da Carvalha tinto 2006

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *