Alentejo

Atrelado a este Ravasqueira

By rolhas-
atrelado-a-este-ravasqueira

Os últimos dias têm sido passados, entre a ansiedade de receber aquele telefonema que me fará voar até à maternidade, e o nervoso miudinho próprio do desafio que se avizinha. Atrelado a este misto de emoções e sabendo que os próximos tempos serão reservados para a família, não podia adiar mais o meu agradecimento pelo convite que recebi no final do ano passado para conhecer o Monte da Ravasqueira, e pela oportunidade de conhecer este Reserva da Família branco 2016.

Como não sei o dia de amanhã, e como nunca fui muito adepto de guardar este ou aquele vinho para um determinado momento, sou apologista que na maioria das vezes são os vinhos que fazem o momento tornar-se especial. Neste caso, a família estava reunida, o jantar servido e este Ravasqueira Reserva da Família branco no frio. Resultado voou para a mesa e gostei, aliás gostámos muito, e só temos pena que tenha desaparecido tão depressa.

Confesso que as minhas escolhas têm andado por outras paragens, mas este Ravasqueira mostrou-se bastante equilibrado e deu-me imenso gozo à mesa a acompanhar um belo bacalhau assado. Elaborado a partir das castas Alvarinho (45%) e Viognier (55%), surpreendeu-me pela sua capacidade aromática e acidez, demonstradas ao longo da prova. O estágio em inox, e posteriormente em barricas de carvalho francês (20% novas / 80% usadas segundo FT), confere-lhe o carácter de um grande vinho branco ao qual terei de voltar daqui a uns tempos para ver a sua evolução.

Na região do Alentejo entra diretamente para uma das minhas escolhas dos vinhos a acompanhar.

P.V.P. a rondar os 25€ – Teor Alcoólico: 12%

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *